SUSTENTABILIDADE
Estado busca parceiros para ampliar sistema de compartilhamento de carros elétricos
Cadastro para usar os três veículos disponíveis está aberto. Confira o processo para participar do sistema
Da Editoria de Cidades
Três carros elétricos estão disponíveis para uso no Recife
Bobby Fabisak/ JC Imagem
O governo de Pernambuco está buscando parceiros para expandir o sistema de compartilhamento de carros elétricos, implantado recentemente no Recife. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), algumas empresas demonstraram interesse em ajudar na ampliação da frota ou na instalação de placas de energia solar nas estações para carregar a bateria. Entretanto, ainda não há previsão para a ampliação, visto que a ação está em fase de experimento.
O cadastro para usar os três veículos do tipo disponíveis foi aberto nesta quinta-feira (3) e vai atender, inicialmente, a 300 pessoas O objetivo do projeto, realizado em parceria com o Porto Digital e a Serttel, é estimular as caronas e facilitar a locomoção com apoio de outros modais (como as bicicletas) de forma sustentável. “Estamos procurando empresas do setor automobilístico e da indústria de energia solar. A sustentabilidade e a inovação são o caminho para diminuir os efeitos do efeito estufa”, afirma o secretário Sérgio Xavier.
O público-alvo são moradores e pessoas que trabalham na área central do Recife, onde ficam as cinco estações – duas no Bairro do Recife (Cais do Apolo e Rua Bione), uma na Rua do Lima (Santo Amaro), uma na Casa da Cultura (São José) e outra na Praça do Derby. Para participar, é preciso se cadastrar no site do Porto Leve (www.portoleve.org).
Os interessados deverão comparecer à sede da Serttel, na Rua do Brum, 248, para apresentar comprovante de residência, cartão de crédito e a Carteira Nacional de Motorista (CNH) original e realizar um teste-drive. Após realizar este processo, o aplicativo Carro Leve, que dá acesso ao veículo, será liberado para compra da mensalidade. O usuário poderá optar por um plano mensal de R$ 30. O custo de cada viagem de meia hora é de R$ 20.
INOVAÇÃO
Na onda da novidade, a Semas anunciou que está criando um aplicativo voltado para o compartilhamento dos carros oficiais da pasta. O objetivo é otimizar o uso da frota de 50 veículos, melhorar o atendimento aos usuários e, ao mesmo tempo, baixar custos. O projeto deve ser implantado em dois meses e pode ser aplicado em outros setores do governo estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário