quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Experimento »Usuários aceitam doar filhos em troca de senha do wi-fiExperimento feita na Inglaterra tentava mostrar que as pessoas não lêem os termos de uso dos serviços de internet



Filcrk.com/Reprodução
Filcrk.com/Reprodução
Todo mundo provavelmente conhece alguém que já foi lesado por não ler atentamente um contrato. Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm o hábito de aceitar os Termos de Uso de páginas na internet sem analisar as cláusulas. Uma pesquisa promovida em Londres revela esse comportamento depois que alguns londrinos assinaram descuidadamente um contrato em que trocaram seus filhos primogênitos por acesso a Wi-Fi grátis. 

O experimento foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Cibersegurança nos bairros mais agitados de Londres para mostrar os principais riscos associados às redes Wi-Fi públicas.

Segundo o jornal inglês “The Guardian”, em junho deste ano pesquisadores montaram um hotspot que supostamente oferecia acesso à rede para o usuário que concordasse com um conjunto de termos e condições, entre elas a “claúsula de Herodes”, que oferecia acesso à rede Wi-Fi para “o destinatário que aceitasse dar [à empresa fornecedora] o seu filho mais velho por toda a eternidade”. Após seis pessoas se inscreverem, a página foi desativada. 

A empresa de segurança finlandesa F-Secure, que patrocinou a pesquisa, disse que tinha decidido não aplicar a cláusula. “Como se trata de uma experiência, nós vamos devolver as crianças aos seus pais”, escreveu a bem-humorada a empresa em seu relatório.“Apesar de termos e condições serem juridicamente vinculativos, é contrário à ordem pública vender crianças em troca de serviços gratuitos, por isso, a cláusula não seria exequível em um tribunal de direito”.

A empresa ressaltou que as pessoas devem a levar a segurança Wi-Fi mais a sério. O Consultor de segurança Sean Sullivan disse ao “Guardian” que as pessoas estão pensando no acesso Wi-Fi como um lugar, em vez de como uma atividade. “Se você não acessa Wi-Fi desprotegidamente em casa, por que você está fazendo isso em público?”

Sullivan aconselha usuários a usarem alguma ferramenta de software de VPN (Virtual Private Networking), que criptografa os dados sendo enviados e recebidos de seus dispositivos. Tornando a conexão mais segura. “Desligar o Wi-Fi quando em público ou perto de hotspots não confiáveis pode ser positivo sempre que possível. Além disso, deletar antigas redes conhecidas em seu aparelho pode protegê-lo contra abelhudos em busca de metadados”, sugeriu.

do diario pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário