Experimento »Usuários aceitam doar filhos em troca de senha do wi-fiExperimento feita na Inglaterra tentava mostrar que as pessoas não lêem os termos de uso dos serviços de internet
Filcrk.com/Reprodução |
O experimento foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Cibersegurança nos bairros mais agitados de Londres para mostrar os principais riscos associados às redes Wi-Fi públicas.
Segundo o jornal inglês “The Guardian”, em junho deste ano pesquisadores montaram um hotspot que supostamente oferecia acesso à rede para o usuário que concordasse com um conjunto de termos e condições, entre elas a “claúsula de Herodes”, que oferecia acesso à rede Wi-Fi para “o destinatário que aceitasse dar [à empresa fornecedora] o seu filho mais velho por toda a eternidade”. Após seis pessoas se inscreverem, a página foi desativada.
A empresa de segurança finlandesa F-Secure, que patrocinou a pesquisa, disse que tinha decidido não aplicar a cláusula. “Como se trata de uma experiência, nós vamos devolver as crianças aos seus pais”, escreveu a bem-humorada a empresa em seu relatório.“Apesar de termos e condições serem juridicamente vinculativos, é contrário à ordem pública vender crianças em troca de serviços gratuitos, por isso, a cláusula não seria exequível em um tribunal de direito”.
A empresa ressaltou que as pessoas devem a levar a segurança Wi-Fi mais a sério. O Consultor de segurança Sean Sullivan disse ao “Guardian” que as pessoas estão pensando no acesso Wi-Fi como um lugar, em vez de como uma atividade. “Se você não acessa Wi-Fi desprotegidamente em casa, por que você está fazendo isso em público?”
Sullivan aconselha usuários a usarem alguma ferramenta de software de VPN (Virtual Private Networking), que criptografa os dados sendo enviados e recebidos de seus dispositivos. Tornando a conexão mais segura. “Desligar o Wi-Fi quando em público ou perto de hotspots não confiáveis pode ser positivo sempre que possível. Além disso, deletar antigas redes conhecidas em seu aparelho pode protegê-lo contra abelhudos em busca de metadados”, sugeriu.
do diario pe
Nenhum comentário:
Postar um comentário