FOLIA
Mais de 3,5 mil policiais nas prévias carnavalescas em Pernambuco
SDS e prefeituras anunciaram reforço de policiais em seis grandes blocos que desfilam antes do Carnaval oficial
Blocos como Cabeça de Touro terão segurança reforçada
Bobby Fabisak/JC Imagem
As prévias do Carnaval 2014 deverão mais seguras no Recife e em Olinda, cidades-polo da folia pernambucana. É o que promete o governo de Pernambuco, que, durante entrevista coletiva para a imprensa, na tarde desta terça-feira (11), mostrou que o pré e o pós-Carnaval vão receber uma atenção especial da segurança pública do Estado. Serão 3.542 policiais, entre militares, civis, bombeiros, peritos e legistas, dando suporte a seis grandes prévias carnavalescas de rua – uma delas privada, mas que terá a área externa policiada –, escolhidas pela Secretaria de Defesa Social devido à dimensão de público.
O reforço começa no próximo sábado, com o desfile do bloco Pacu do Bico Doce, que sai do bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife, e se estende, sempre nos fins de semana, até o dia 23, com o desfile das Virgens do Bairro Novo, em Olinda.
A mudança de estratégia da SDS foi explicada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. “Durante os quatro dias oficiais do Carnaval a cidade para devido à folia. Mas na semana pré-carnavalesca e em alguns dias pós- folia, é diferente. As pessoas trabalham e estudam normalmente, têm horário para sair e chegar, compromissos a cumprir. E nós estávamos sendo surpreendidos com os pedidos de policiamento de última hora. As pessoas decidiam fazer um desfile e iam para a rua, sem qualquer autorização prévia dos órgãos de controle e sem segurança. Por isso decidimos acabar com essa prática”, argumentou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário