Negócios »70 mil cores e formas de lucrar com as unhasIr à manicure deixou de ser uma tarefa rotineira na vida das mulheres. Com a competitividade do mercado, empresários reinventam o serviço e agregam valor ao negócio com diversidade de produtos e mimos às clientes
Publicação: 08/12/2013 diario pe
A empresária Rosana Trindade, 49, está à frente da Esmalteria Nacional, no bairro das Graças. Em breve, vai inaugurar um happy hour no local. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press |
Você, mulher antenada que adora uma novidade, possivelmente nunca foi santa. Também já foi maliciosa. Resolveu, em algum momento, “azulcrinar”. E, claro, se deixou beijar, assuma. Relaxe. O texto não trata de um novo aplicativo criado para analisar seu comportamento pessoal. Se você parar um segundo e pensar direitinho, vai perceber que os termos que abrem esta matéria servem de disfarce para algo que o público feminino adora: esmaltes.
Eles estão com tudo. Basta perguntar nas mesas dos barzinhos, salões de beleza ou shopping centers. “Nunca Fui Santa”, “Malícia”, “Azulcrination” e “Deixa Beijar” são uma pequena amostra da diversidade de esmaltes que tomou conta do mercado de estética e beleza. Tanto que o segmento, de tão aquecido, não para de inovar com produtos e serviços diferenciados.
Apostar na diversidade de cores foi o primeiro passo. Hoje, já é possível chegar em um quiosque e escolher a tonalidade desejada entre 70 mil (não se assuste, é isso mesmo) cores. Em poucos minutos, dá para sair com produtos que custam entre R$ 12 e R$ 15 a unidade - dependendo se for cremoso, perolado ou metalizado. Na Esmalte Machine, isso é possível. A franquia, aliás, está bombando no mercado.
A Esmalte Machine, no Shopping Recife, oferece até 70 mil possibilidades de tons. Foto: Divulgação |
A ideia deu certo. Até porque o mercado, em constante ascensão (entenda-se o desejo natural das mulheres de estarem sempre mais bonitas), pede cores e diferentes tipos de esmaltes. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e dão uma dimensão do crescimento: faturamento de R$ 580 milhões em 2012 e um aumento de 14,1% em relação 2011 (R$ 508,5 milhões).
As opções de negócios são no formato quiosque, loja, os mais procurados, e até manicure delivery. O investimento inicial, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), varia de R$ 25 mil a R$ 57 mil, dependendo do formato. O setor deve crescer, já que a lucratividade do segmento de beleza, categoria desse tipo de atividade, é de 10% a 20%. A ABF diz que o prazo de retorno é de, no mínimo, 12 meses.
A rede Esmalte Machine oferece, ainda, a possibilidade de o franqueado explorar a consultoria na casa das clientes. “Quem quer ter seu próprio negócio investe em um kit, que eu chamo de lojinha dentro da mala, vendendo para empresas, salões e amigos. Há embalagens para dois, quatro ou seis esmaltes, sacolas para presentes, catálogo de cores e muito mais”, pontua Shâmara.
Gel e happy hour
A estética das unhas não se resume só ao ato de escolher uma cor, vai mais além. Um dos nichos mais crescentes é o de esmaterias específicas, onde você visita e sai com as unhas bem cuidadas e bonitas. A Esmalteria Nacional é outra franquia que está ganhando o mercado. No Recife, a segunda unidade foi inaugurada na semana passada, nas Graças, e outra está sendo finalizada em Piedade. A primeira fica em Casa Forte.
Os serviços na Esmalteria vão de R$ 12 a R$ 50. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press |
“A ideia é oferecer os serviços de manicure, pedicure e podologia, além de depilação, com uma proposta diferenciada de cuidados das unhas. Não vendemos esmaltes, mas temos uma originalidade de cores e tipos para todos os gostos. Em breve, teremos promoções diferenciadas, com happy hour e serviços diferenciados para fidelizar os clientes”, destaca Rosana. O investimento na franquia foi entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.
O crescimento do setor é tamanho que até as empresas que fornecem a matéria-prima para as unhas em gel (desejo de dez entre dez mulheres no momento) estão a pleno vapor. Com 30 clientes em Pernambuco, sendo 13 só no Recife, a LCN Brasil, representante da alemã LCN, está há dois anos e meio no mercado brasileiro e garante que o segmento vai crescer ainda mais.
“Existe gel para cada tipo de unha e, em média, a cada 20 dias é preciso fazer a manutenção. O mercado está superaquecido”, atesta Cristina Freitas, consultora de negócios da LCN. A empresa trabalha com gel à base de resina dentária (bem mais resistente) e tem 3 mil produtos certificados pela Anvisa. Além de fornecer os produtos para grandes salões, a LCN dá todo o treinamento de aplicação das unhas. “A Esmalteria Nacional é uma de nossas clientes e a ideia é estendermos ainda mais as parcerias”, completa Cristina. E aí, já pintou as suas unhas nesta semana?
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