segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Maneiras práticas para curar a ressaca

Todo mundo está sujeito a tomar algumas bebidas a mais em uma ou outra ocasião e acordar no dia seguinte com aquela ressaca. Dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, fadiga, tremores, tontura e distúrbios de humor são os sintomas mais frequentes, além da sensação generalizada de mal-estar e indisposição, que se apresenta a quase todas as pessoas depois de uma noite de bebedeira.

O melhor jeito para se livrar desta indesejada condição é evitá-la, já que não há remédio mágico que faça os sintomas desaparecem. Porém, se acontecer, existem meios de amenizar o problema, reduzindo consideravelmente o desconforto.

Como curar ressaca

Água. Se você bebeu muito na noite passada, em especial cerveja, com certeza notou que a frequência de idas ao banheiro para urinar aumentou. O álcool é diurético e pode causar desidratação, o que é uma das causas da subsequente dor de cabeça. Por isso, beba bastante água no dia seguinte para repor os líquidos. Da próxima vez, procure ingerir água também durante a festa, alternado-a com as bebidas alcoólicas. Isso irá evitar sintomas tão agudos.

Carboidratos. Quando o nível de açúcar em nosso sangue cai por algum motivo, o fígado tenta compensar produzindo mais glicose a partir de carboidratos que estão armazenados em nosso corpo. Porém, quando isso ocorre devido ao consumo excessivo de bebidas, o fígado fica muito ocupado metabolizando o álcool e, por isso, não é capaz de reagir e produzir mais glicose. Assim, o nível de açúcar permanece baixo. Para reverter esta situação no dia seguinte ou mesmo durante a bebedeira, coma carboidratos simples, que têm absorção mais rápida.

Detox. A ressaca é um sintoma da intoxicação do fígado. Por isso, os sucos detoxificantes podem ser uma boa ideia para reduzir alguns dos incômodos, já que a função dessas bebidas é eliminar as toxinas acumuladas no corpo – dentre elas, o álcool. Experimente beber um suco de abacaxi com hortelã ou um suco verde, com couve, laranja e água de coco, ou, ainda, tomar água com o suco de 1 limão em jejum, 30 minutos antes de tomar café da manhã.

Sono. Descansar é sempre um bom remédio, especialmente se você está com enxaqueca. Procure ficar deitado em um ambiente escuro, mantendo a garrafinha de água por perto.

Evite remédios. Apesar de tentadores na hora de se livrar de uma dor de cabeça ou náusea, os remédios são metabolizados pelo fígado, que, como foi dito acima, já está muito ocupado lidando com todo o álcool ingerido na noite passada. Consumir medicamentos poderá sobrecarregar o órgão e, por isso, deve ser evitado ao máximo.
Fonte: Redação
publika brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário