sábado, 7 de dezembro de 2013

Festa »Recife se enfeita para o Natal neste sábadoPrefeitura abre hoje os festejos de época, com a inauguração da decoração natalina

Publicação: 07/12/2013 

Projeto este ano foge ao tradicional e renova com pássaros e flores tropicais. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Projeto este ano foge ao tradicional e renova com pássaros e flores tropicais. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Recife entrou no clima natalino. Pontes, ruas, praças e espaços públicos estão iluminados. Hoje, às 18h, no Cais do Alfândega, será inaugurada oficialmente a decoração, ao som da Banda Sinfônica do Recife, do Coral Edgard Moraes e do grupo Sagrama. Lá, foi montada a maior árvore de Natal da cidade, com 22,5 metros de altura e coberta por lâmpadas de LED em formato de flores helicônias, conhecida como bananeira do mato, acácias e pássaros. Este ano, a prefeitura optou por valorizar a identidade local através do tema “A Natureza Ilumina o Recife” que dispensa o uso de bolas coloridas e papai noel. Outra novidade é a instalação, apenas hoje, da Ciclofaixa Noturna do Bem com percurso de 6,3 quilômetros, ligando o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, ao Cais.

Além do Cais da Alfândega, onde também haverá uma peça de acrílico na base da árvore com 90 ilustrações feitas por jovens de 8 comunidades, foram decoradas as três principais pontes da cidade (Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Duarte Coelho) e as avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco, onde foram colocados totens de flores e pássaros. Já a Praça do Arsenal recebeu um móbile com pássaros coloridos na fonte e o Parque Dona Lindu, na Zona Sul, uma árvore em alusão aos flamboyants. 

De acordo com uma das arquitetas responsáveis pelo projeto de cenografia, Bete Paes, as demais estruturas serão colocadas até 14 de dezembro. “Ainda faltam as árvores no Sítio da Trindade, no Ibura, em Chão de Estrelas, na Lagoa do Araçá e no Coque, além da revoada de pássaros azuis e snowing de LED, que será instalada na Agamenon”, disse. Segundo ela, o maior desafio foi criar elementos que conversassem com a cidade e dialogassem entre os 30 polos instalados. 

“Outra preocupação nossa era que a decoração funcionasse durante o dia e a noite. Em outros anos foram utilizados elementos com luz e durante o dia não se via. Desta vez, já pela manhã será possível identificar os pássaros e as flores tropicais”, acrescentou Bete.
fonte diario pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário