domingo, 3 de novembro de 2013

Vendas aquecidas com chegada do verão

Empresários reforçam o mix para suprir a demanda nos meses que a temperatura fica mais elevada

03/11/2013 10:58 - Eutalita Bezerra, da Folha de Pernambuco
Hesíodo Góes/Folha de Pernambuco
Graça aposta no reforço das vendas de sorvete e picolé
Dizer que o verão aquece a economia é, no mínimo, um trocadilho barato. Mas é dos mais funcionais quando se trata da época do ano em que um número maior de pessoas está nas ruas e, consequentemente, se consome mais. De olho neste filão, empresas investem em novidades e apresentam expectativas altas para os últimos meses do ano, que podem representar um aumento de até 30% nas vendas. “Aumentamos o nosso mix para o verão, esperando um aumento de até 60% no apanhado dos meses de novembro a março”, conta a proprietária da loja de suplementos alimentares VitaPoint, Zuleica Nunes.
O espaço abriu em julho e conta com um acréscimo de 10% a 12% por mês. A expectativa de aumento robusto se dá, conforme Zuleica, graças ao interesse manifesto das pessoas, nesta época, de iniciar atividades físicas ou reforçá-las. Para suprir a demanda, a empresária já recebeu quase 100 caixas de produtos e esta é só uma parte do investimento. “Para reforçar, estamos oferecendo um preço mais baixo, o que faz com que mais pessoas nos procurem. Este preço ajuda a consolidar o aumento na demanda na época”, conta.
    Quem também desponta na estação mais quente do ano é a sorveteria FriSabor, que lança novos produtos todo verão. “No ano passado, lançamos os potes de sorvete vendidos em redes de supermercados, delicatessen e padarias, além das 12 lojas físicas da marca espalhadas pela cidade. Para este ano, a aposta é o picolé. Estamos com sete sabores que remetem aos sorvetes de sucesso da marca. Aumentamos nosso portfólio e vamos levá-los para todos os nossos pontos de venda”, afirma a empresária Graça Petribú, que comanda a marca.
    André Nery/Folha de Pernambuco
    Estação anima quem investe em produto sazonal
    Segundo ela, nesta época, o consumo e a produção de sorvetes e picolés chegam a aumentar 30%. “O sorvete tem a ver com o clima. A gente tenta tirar das pessoas esta ideia de que não pode consumir no inverno, que não dá gripe, mas isto ainda é muito forte aqui. Já no verão, no calor, as pessoas sempre querem tomar um sorvete”, afirma.
    E para quem pensa que a sazonalidade prejudica as vendas no resto do ano, as lojas de shopping, conforme Graça, estão provando o contrário. “Lá não sentimos muito isto, porque é um ambiente fechado, com ar-condicionado”, explica. Segundo ela, ainda este ano mais uma franquia da sorveteria será aberta em um shopping da cidade. Para o ano que vem, mais duas estão confirmadas em outros pontos.
    Saiba mais
    Academia - Apesar do filão dos suplementos ser forte no verão, as academias não percebem grande diferença. Conforme Rodrigo Longman, da R2, mais de 95% dos alunos fazem plano anual. “No verão, só fazemos ações para que eles se exercitem fora da academia, mas não há mudança no número de alunos”, pontua.
    folha pe

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