sexta-feira, 8 de novembro de 2013

REDE ESTADUAL DE ENSINO

Dia ´D´ reúne crianças em incentivo à leitura

08.11.2013

Estudantes tiveram a oportunidade de ouvir histórias, assistir a peças de teatro e participar de brincadeiras

Tomar gosto e, assim, mergulhar no mundo mágico da leitura. Com esse objetivo, 600 crianças da rede pública de ensino dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Horizonte, Maranguape, Aquiraz e Eusébio se reuniram, na manhã de ontem (7), no Parque Adahil Barreto, no Dia "D" da Leitura.

A ação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), integra os Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5). Objetivo é fortalecer a leitura na sala de aula FOTO: LUCAS DE MENEZES

A ação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), integra os Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5). Meninos e meninas tiveram a oportunidade de ouvir histórias, assistir a peças de teatro infantil, confeccionar adereços e participar de brincadeiras com os personagens das Coleções Paic, Prosa e Poesia (distribuídos anualmente pela Seduc para as escolas), em uma manhã de diversão.

O intuito do Dia "D" é o de fortalecer as atividades de leitura na sala de aula. Os municípios cearenses realizaram, no mês de outubro, eventos de incentivo à leitura, como saraus, jogos e outros. As atividades de celebração das crianças associando-as ao ler culminaram no evento realizado ontem em Fortaleza, com a participação do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e consultores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Alfabetização

O encontro serviu, também, para chamar atenção para o Dia Nacional da Alfabetização, comemorado no dia 14 de novembro, "lembrando que a escola pode potencializar seu espaço para que a criança desenvolva a leitura como prazer", conforme destaca a coordenadora de cooperação com os municípios da Seduc, Lucidalva Bacelar.

Outras ações de incentivo são realizadas pela Educação do Estado. No ano de 2013, por exemplo, todas as turmas de educação infantil e mais as do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberam livros. Ao todo, a Secretaria da Educação entregou 45 mil coleções.

Além disso, oficinas foram oferecidas para os responsáveis pelas formações e capacitações nos municípios para que os conteúdos sejam trabalhados com os professores.

Novos livros chegarão às escolas no próximo ano. Para tanto, a Seduc já lançou edital. Novos escritores foram selecionados para compor as coleções.

Para Lucidalva, os resultados das ações do Paic são visíveis e quantitativos. Hoje, 80% das crianças estão alfabetizadas, enquanto que há sete anos eram apenas a 40%. "Esse é um movimento em prol da leitura, de ´basta de analfabetismo´. A intenção é resgatar ambientes de letramento: escolas leitoras que estimulam o ler". A coordenadora lembra, ainda, que o programa traz na sua tônica a criança como centro "a aprender".

LINA MOSCOSOREPÓRTER
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário