domingo, 1 de setembro de 2013

Rebelião na Funase de Abreu e Lima deixa quatro internos feridos

Adolescentes queimaram colchões dentro de uma cela em uma das alas

31/08/2013 19:51 - Henrique Ferreira, do FolhaPE
Atualizada às 20h20
Mais uma rebelião foi registrada no início da noite deste sábado (31), na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. O Batalhão de Choque, policiais militares e o Corpo de Bombeiros (CB) foram acionados para conter a confusão. Embora o tumulto, que começou por volta das 18h40, já tenha sido controlado, todo o efetivo ainda encontra-se no local.
De acordo com uma fonte, os internos chegaram a tocar fogo em colchões dentro de uma cela em uma das alas. Os próprios agentes socioeducativos se mobilizaram para apagar o fogo. Dois adolescentes ficaram com queimaduras e precisaram de atendimento. Outros dois inalaram muita fumaça e também foram socorridos. Os quatro foram encaminhados para uma unidade de Saúde do Paulista.
Alguns socioeducandos foram retirados dos pavilhões e depois colocados do lado de fora do prédio. Eles serão encaminhados para o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), que fica próximo a unidade da Funase. Ainda não se sabe o motivo da revolta dos internos.
Tumulto na última sexta-feira
Na última sexta-feira (30) a Polícia Militar e o Batalhão de Choque precisaram ser acionados para conter uma briga entre os socioeducandos que pretendiam realizar uma fuga em massa. O fato aconteceu por volta das 14h, quando internos de uma ala jogavam futebol. Em determinado instante, adolescentes de outro setor da unidade invadiram a quadra e iniciaram uma briga. O fato foi confirmado pelo presidente da Funase, Eutácio Borges. De acordo com a assessoria de imprensa, ninguém ficou ferido.
O centro da Funase de Abreu e Lima tem capacidade para 98 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, mas atualmente abriga 314.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário