TIM espera que suspensão de vendas seja revertida nos próximos diasEmpresa foi proibida de comercializar novas linhas pela Anatel, em 18 estados e no Distrito Federal. Em Pernambuco, são 3,5 milhões de clientes
Lorenzo Lindner, diretor nacional de Operações da TIM Brasil, disse nesta terça-feira (31), em conferência com analistas e jornalistas, que a expectativa é de que o bloqueio das vendas não seja tão longo, chegando a um mês. “Temos um compromisso de continuar investindo para suportar o crescimento de nossa base de clientes”, destacou Lindner.
O executivo afirmou que o plano de investimento para 2012 é de R$ 3 bilhões, o mesmo volume anunciado antes das medidas tomadas pela Anatel. Ou seja, não houve aumento dos recursos. Porém, a companhia lembrou que entraram na conta outros R$ 500 milhões, por conta da licenças de 4G. “Fizemos uma realocação dos recursos para melhorar a capacidade, atendendo às exigências da Anatel”, afirmou Lindner.
Apesar da proibição, a TIM manteve a previsão de crescer mais de 10% em 2012, feita no início do ano. Os executivos da empresa afirmaram que, para alcançar a projeção, esperam uma aceleração da economia brasileira a partir de julho e prometeram lançar “inovações”, com novas promoções.
Mario Girasoli, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM, ressaltou que a companhia segue otimista para o segundo trimestre devido aos avanços nas conversas sobre o compartilhamento de rede no país. “Trabalhos em duas frentes. O primeiro é o compartilhamento de site de antenas. O segundo é o compartilhamento de infraestrutura com as companhias elétricas. Com isso, haverá um benefício geral. O plano entregue à Anatel foi divido em três partes: rede, atendimento e redução nas interrupções.”
Com a venda de novos chips proibida em 18 estados e no Distrito Federal, a TIM antecipou em um mês e lança nesta quarta-feira (1º) em São Paulo, onde a comercialização de novas linhas está liberada, internet fixa através da TIM Fiber, companhia de fibra ótica da operadora italiana. Segundo a empresa, por R$ 89,90, o cliente poderá contratar um plano de internet fixa com velocidade de até 35 mega para download e 20 mega para upload. Em balanço, a empresa destacou que já há mais de 2.037 prédios conectados no país, e outros 5.700 autorizados. “Antecipamos o lançamento em um mês. Sempre ajuda, mas não será um montante significante”, pontuou Lindner.
Ontem, a empresa divulgou os resultados do segundo trimestre deste ano. Os números vieram em linha com as expectativas do mercado. O lucro líquido ficou em R$ 346,787 milhões, uma queda de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, o ganho chegou a R$ 623,2 milhões, alta de 10,6% ante os primeiros seis meses de 2011.
O recuo foi impulsionado pela perda de 8,2 milhões de clientes e uma adição líquida de 1,7 milhões de clientes no segundo trimestre deste ano, menor que os 2,7 milhões do mesmo período do ano passado. Assim, a empresa chegou ao fim de junho com 69,8 milhões de clientes, o que representa uma fatia de 26,9% de participação no mercado. São cerca de 3,5 milhões de clientes da TIM em território pernambucano.
Líder em longa distância, quando lançou tarifas competitivas, a TIM viu a receita do serviço cair 6,6%, para R$ 766 milhões, fruto da maior concorrência. Com isso, houve queda de 15,3% na receita média de todos os seus usuários.
O lucro menor também foi influenciado pelo aumento de 7,3% dos custos e despesas operacionais, que totalizaram R$ 3,33 bilhões no segundo trimestre. A variação do dólar frente ao real também trouxe reflexos nos ganhos: as despesas financeiras cresceram 10,1% no período, puxado pelo aumento de 8,5% das dívidas, de R$ 3,6 bilhões.
Assim, a receita líquida ficou em R$ 4,547 bilhões no segundo trimestre, alta de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. No semestre, o avanço foi de 12,6%, para R$ 9,016 bilhões.
O destaque ficou por conta do avanço do tráfego de dados (internet), cujo crescimento foi de 40% no mesmo período, chegando a R$ 1,031 bilhão. São ao todo 19 milhões de clientes com planos de internet.
O diretor de Marketing, Roger Solé, destacou que 80% dos aparelhos vendidos pela empresa já têm conexão à internet. Atualmente, disse, 35% de todos os celulares da empresa são smartphones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário