sábado, 14 de fevereiro de 2015

NO SÁBADO DE ZÉ PEREIRA TAMBÉM TEM CARNAVAL EM OLINDA


Publicado em 
A Troça Carnavalesca Ceroula é uma das atrações deste sábado (14) em Olinda
A Troça Carnavalesca Ceroula é uma das atrações deste sábado (14) em OlindaFoto: Edmar Melo/JC Imagem
O Galo está na rua, mas você não se animou para seguir o maior bloco do planeta? Se avexe não que em casa você não fica. Olinda, a Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, tá cheia de bloco, troça, afoxé e maracatu. A festa por lá começa às 9h, com o grupo Panela de Pressão, na Rua do Bonfim, continua com a percussão das meninas de Conxitas, às 10h, na Avenida Liberdade (Carmo), e emenda com o veterano Trinca de Ás, também no Bonfim, a partir das 11h30.
Quem conhece o Carnaval de Olinda no Sábado de Zé Pereira não perde a memorável Troça Ceroula, que sai às 16h do Clube Atlântico, no Carmo, levando um monte de gente ladeira acima e ladeira abaixo. Nem a turma vermelha e amarela do bloco Eu acho é pouco, que espera pelos foliões no largo do Mosteiro de São Bento, a partir das 17h.
Aproveite que tem menos gente hoje no Sítio Histórico – mas lembre que a nossa escala é o Galo da Madrugada! – e curta as agremiações sem enfrentar tanto acocho. Recifense radicada em São Paulo há 13 anos, Mariana Lacerda não perde um Sábado de Carnaval em Olinda. “Para mim, é o melhor dia da festa. Nunca fui ao Galo (o clube está desfilando agora no Centro do Recife). Quando era pequena, vinha com meus pais, depois passei a brincar com os amigos e agora trago minhas filhas pequenas, Isadora e Teresa”, diz ela.
“Na verdade, Olinda não é tão vazia assim no sábado. A quantidade de gente vem aumentando nos últimos quatro anos. Mesmo assim, vale muito brincar lá”, convida a foliã, que tem um “acervo de fantasias” para desfilar no Sítio Histórico.
Olinda também é a escolha do fotógrafo Pio Figueiroa para o sábado do Galo. “É o primeiro dia do desfile do Eu acho é pouco. É bacana olhar esse movimento do bloco e ver a casa se preparando para a festa, é muito gostoso assistir e ser parte da brincadeira”, declara o fotógrafo recifense, morador de São Paulo há 16 anos.
No Carnaval, ele fica hospedado no Sítio Histórico de Olinda e mantém o ritual de acordar os filhos mais velhos (Irene, 9 anos, e Tomé, 6), às 23h, para as crianças acompanharem o Eu Acho é Pouco se recolhendo, por volta das 23h30, para dar passagem ao Homem da Meia Noite. “A batucada do bloco no fim do desfile é linda. Se eu não chamá-los, eles ficam bravos.”
CEROULA
A cidade de Ceroula, troça com 53 anos de folia, também recebe neste sábado (14) o grupo Hoje a Mangueira Entra, na Rua Coronel Joaquim Cavalcanti (Varadouro), as Troças Donzelinhos dos Milagres (desfila às 16h pelo Carmo) e Menino da Tarde (sai às 16h30 da sede de Cariri Olindense, no Guadalupe), A Burra do Rosário (se apresenta a partir das 16h30, no Varadouro), o Boneco John Travolta (saindo do Clube Vassourinhas, no Amparo, às 17h) e o Afoxé Oxum Pandá, às 17h, no Largo de Guadalupe.
O desfile de Ceroula é um dos mais esperados pelos moradores antigos da Cidade Alta. “Acompanho a troça há 40 anos. Por causa da idade e de problemas de saúde, vou num ritmo mais lento, só não deixo de participar”, diz Gilson Albuquerque, que vive em Olinda há mais de 60 anos. “Depois de tomar umas, ele esquece de tudo e vai atrás mesmo”, entrega a esposa, Isabel.
“Ceroula também desfila na Terça-Feira de Carnaval (17), às 16h30, saindo do Guadalupe. Se a pessoa perder o desfile do sábado (14), tem a chance de brincar no último dia”, avisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário